Náutica de recreio — como funciona na prática?

Náutica de recreio — como funciona na prática?
Náutica de recreio — como funciona na prática? - Diego F. Parra (Pexels)

Navegue pelo conteúdo

Viver uma experiência marítima é um sonho para muitas pessoas, e a náutica de recreio torna esse sonho uma realidade acessível. Também conhecida como marinha de recreio, essa atividade engloba todo o universo das embarcações utilizadas para lazer, esporte e entretenimento nas águas. 

Desde pequenos barcos à vela até luxuosos iates, a náutica de recreio oferece uma ampla variedade de opções para quem deseja explorar os mares, rios e lagos de forma prazerosa e relaxante.

Por isso, entendendo a importância desse espaço para os apaixonados pela vida marítima, vamos falar um pouco sobre o que é a náutica de recreio e suas embarcações!

O que é a náutica de recreio?

Na prática, a náutica de recreio envolve a aquisição, locação ou uso de embarcações recreativas para atividades como passeios turísticos, pesca esportiva, mergulho, esportes náuticos e simplesmente desfrutar da tranquilidade e beleza das águas. 

As embarcações são projetadas e equipadas para proporcionar conforto, segurança e diversão aos seus ocupantes, com diferentes tamanhos, capacidades e características para atender às necessidades e preferências de cada pessoa ou grupo.

Além disso, a náutica de recreio não se limita apenas à posse de uma embarcação. Muitas vezes, é possível participar de clubes náuticos, associações ou programas de compartilhamento de barcos, que oferecem uma experiência mais acessível e compartilhada entre os entusiastas da vida marítima. Esses espaços proporcionam oportunidades para socialização, aprendizado, eventos e viagens em grupo, enriquecendo ainda mais a experiência na náutica de recreio.

Assim, da mesma forma que existe leis que envolvem as práticas comerciais como aluguel de lanchas e cruzeiros marítimos, há também as regulamentações aplicadas nas práticas amadoras. Por isso, é importante abordarmos sobre o regulamento da náutica de recreio. 

No Brasil, existe a norma NORMAM-03/DPC, titulada “Normas da autoridade marítima para amadores, embarcações de esporte e/ou recreio e para cadastramento e funcionamento das marinas, clubes e entidades desportivas náuticas”. 

Ela traz todas as regras necessárias para que o tráfego recreativo nos mares e rios do país aconteçam de forma segura, salvaguardando a vida humana e a prevenção contra a poluição ambiental.

O que é uma embarcação de recreio?

Consideramos uma embarcação de recreio quando sua navegação é exclusivamente recreativa. Ou seja, exclui-se da lista barcos utilizados para transporte, pesca e turismo, por exemplo. Podemos desta forma dizer que uma embarcação de recreio é aquela lancha ou jet ski utilizado por pessoas comuns, sem nenhum objetivo comercial.

Há diferenças entre náutica de turismo e de recreio?

Sim, há diferenças! Enquanto a náutica de recreio está relacionada as normas aplicadas à navegação recreativa, o turismo náutico diz respeito as práticas de mergulho, esportes aquáticos e outras atividades que não dependem de uma embarcação para acontecer ou com embarcações, mas de maneira comercializada.

Onde encontrar uma embarcação recreativa?

Você pode encontrar embarcações recreativas em diversos lugares, dependendo do tipo de embarcação que está procurando. Muitas lojas especializadas em equipamentos náuticos vendem uma variedade de embarcações recreativas

Além disso, você pode procurar em sites especializados em vendas de embarcações usadas ou novas. Feiras náuticas e eventos relacionados também são ótimos lugares para encontrar uma ampla seleção de embarcações recreativas e conhecer diferentes modelos e marcas.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Deixe seu comentário